conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Alunos da UFTM são premiados em competição nacional de desenvolvimento de software

Publicado

A equipe Wolstory, que é formada por cinco alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica e Elétrica da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, conquistou o primeiro lugar na competição Mega Hack 3.0, que é um dos maiores hackatons on-line do Brasil.

A competição de desenvolvimento de software teve mais de cinco mil inscritos, distribuídos em 500 times, com participantes de todos os estados brasileiros e também de outros 30 países.

A edição deste ano contou com seis empresas que realizaram o desafio aos times participantes. O projeto vencedor foi o de um protótipo de um livro digital interativo, que foi criado pelo grupo de alunos de Uberaba.

Eles receberam R$ 21.500 de prêmio, além do direto de desenvolver o projeto. “A gente estava em êxtase, não esperávamos isso, mas já estamos analisando a possibilidade. Estamos conversando com a empresa que propôs o desafio, e a gente vai ver se leva o projeto para frente”, disse o aluno Pedro Henrique Viana.

Competição

A competição Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ou ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho. O objetivo é criar soluções específicas para um ou vários desafios propostos por empresas.

O grupo escolheu o desafio lançado por uma empresa voltada para tecnologia educacional, devido ao interesse do time na problemática proposta.

Leia mais:  Grávida é presa com quase 80 tabletes de maconha escondidas no carro na MGC-497 em Iturama

O trabalho da empresa consistia em melhorar o engajamento dos leitores da empresa e, segundo Pedro, foi uma experiência incrível.

“A gente entrou na competição para buscar experiência e ter contato com o mundo empresarial, com as empresas grandes e criar networking. A gente não tinha muita expectativa de ganhar, mas fizemos um trabalho bem feito. Quando ganhamos, ficamos ainda mais felizes”.

Time

A ideia de montar um time de desenvolvedores na UFTM surgiu no grupo de programação competitiva do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (CTE), chamado ToT, formado entre os próprios alunos da universidade e coordenado por docentes da instituição.

A equipe é composta pelos alunos Arthur Lopes Morais e Pedro Henrique Viana dos Santos, ambos do curso de Engenharia Elétrica; Thales Freitas e Gabriel de Souza Bonizario, do curso de Engenharia Mecânica e Vitor Shimohira Takeshiro, do curso de Engenharia de Produção.

Eles formaram o time “Wolstory” e tiveram 11 dias para selecionar um dos desafios apresentados pelas empresas organizadoras e criar um projeto para solucionar o problema.

Tabela de ganhadores da Competição — Foto: UFTM/Divulgação

Tabela de ganhadores da Competição — Foto: UFTM/Divulgação

O Projeto

Os cinco integrantes do time de Uberaba criaram o projeto de um livro interativo com dois focos. O primeiro foco é que qualquer público leitor, seja criança, adolescente ou adulto, na medida em que lê o livro em voz alta – na frente do computador, de um tablet, ou celular – aparecem animações e a inteligência artificial empregada no projeto mostra imagens do que foi lido.

Leia mais:  XXI torneio 7 de setembro de União de Minas movimenta o final de semana do feriado de Independência

O outro foco do projeto é no público que está aprendendo a ler, em que, durante a leitura, o programa identificaria, pela inteligência artificial, problemas de dicção e pronúncia de palavras. Assim, apresentaria um diagnóstico do aprendizado pela fala.

Na competição Mega Hack, várias empresas estavam participando para desafiar as equipes desenvolvedoras, e o grupo de Uberaba se identificou com uma em que os participantes teriam que desenvolver algum método de atingir e trazer as pessoas para lerem livros.

“Identificamos que a leitura, por mais interessante que seja, tem experiência limitada. Então a gente criou um protótipo que traz uma experiência inovadora para o livro. Quando a pessoa está ali, lendo, ela vai falar as palavras chaves e criar animações dentro da história. Ou seja, vai deixar a história mais atraente e bem bacana de ler”, concluiu o aluno e participante ganhador Pedro Henrique Viana.

Por: G1

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

Município adquire um veículo para educação

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, recebeu nesta semana da Prefeitura Municipal de União de Minas/MG um veículo Micro-ônibus climatizado com capacidade para 25 passageiros adquirido com RECURSOS PRÓPRIOS do município para o Transporte Escolar dos alunos que necessitam se deslocar para outros municípios.

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Prefeitura de União de Minas/MG

Comentários Facebook
Leia mais:  XXI torneio 7 de setembro de União de Minas movimenta o final de semana do feriado de Independência
Continue lendo

Mais Lidas da Semana